domingo, dezembro 13, 2015

Projeto: Cultura Sul - Mato- Grossense
Atividade 4.4
O curso,Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC, abordou de forma interessante temas pertinentes na área educacional e que se fazem necessários para uma efetiva mudança na postura de aprender e ensinar, no entanto, vejo que esse curso assim como outros que já foram oferecidos são distantes da realidade do professor, as formações ocorrem de forma precária e muitas vezes sem o tempo necessário para desenvolver as propostas, ora apresentadas, há informações que não são apresentadas e que depois no término do curso são cobradas. Diante disso, não tem como realizar uma boa formação. Precisa de mais clareza.
Por outro lado, os temas abordados em cada unidade como são elencadas a seguir Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação Unidade 2:Internet, hipertexto e hipermídia Unidade 3: Currículo, projetos e Tecnologia Unidade 4: Prática pedagógica e Mídias Digitais, são importantes para que a escola incorpore novas práticas pedagógicas em seu cotidiano por meio dos professores e que assim estenda até o educando. Ainda para finalizar vejo que os três primeiros módulos mostraram a parte mais teórica e o último a parte prática, como elaborar animações, vídeos usando as diversas mídias existentes.
Quanto à metodologia do tutor e atuação, segue os moldes de seus superiores a serem aplicados, mas não tem sido eficiente, primeiro são raros os cursistas que lêem o módulo da parte teórica, o tutor apresenta uma apostila que orientam as atividades, mas não vejo momento de reflexão para a leitura e discussão dos módulos. As atividades como não têm um aporte teórico por falta de leitura tornam-se muitas vezes fictícias.
 Dessa forma, o ponto que precisa melhorar é a metodologia do curso oferecido, com orientações claras, atividades significativas e que realmente possam serem realizadas e não inventadas para conseguir concluir um curso, pois depois vem o certificado sem o cursista nada saber, pois não leu o necessário, usou atividades fictícias. Precisamos de qualidade e não quantidade.

sábado, dezembro 12, 2015

Plano de Aula – Porta Curtas
Componente curricular: Língua Portuguesa
Duração : 1 aula
Turma: 6º ano
Conteúdos: Tempos verbais, tipo de texto
Tema: Folclore
Caçadores de Saci
 Ficção, de Sofia Federico, Duração: 13 min, Plays 30.692
Gênero: Ficção Subgênero: Cinema Fantástico
Diretor: Sofia Federico
Duração: 13 min     Ano: 2005     Formato: Vídeo
País: Brasil     Local de Produção: BA 
Cor: Colorido 
Sinopse: A chácara da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos.


Metodologia
Assistir com os alunos o vídeo elencado. Após assistir abrir a discussão levando a participação do educando, anotando as partes mais relevantes das falas dos alunos. Propor por meio do vídeo o mundo fantástico do folclore brasileiro, firmando os traços da cultura brasileira representado na ficção. Associar ao meio ambiente e as mudanças ocorridas na natureza, bem como tudo aquilo que o homem interfere e modifica. Depois, trabalhar o texto injuntivo, no momento em que se tem o passo a passo da confecção dos materiais para prender o saci dentro da garrafa. Observar os tempos verbais e a sua construção de sentidos.
Avaliação

Ocorrerá por meio do debate sobre o filme e a compreensão sobre os tempos verbais empregados no texto injuntivo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CHAPEUZINHO AMARELO – CHICO BUARQUE DE HOLANDA

Professor: Osney
  Público-alvo: 6ºano
            Conteúdo:
Literatura: livro Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque de Holanda
Objetivo:
Explorar através da leitura da obra literária “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque de Holanda os aspectos intertextuais, o contexto histórico da obra e a experiência e conhecimento de mundo dos alunos para, assim, resgatar o gosto, o raciocínio e a crítica inerentes a este processo.

        Metodologia:
Inicialmente será relembrada a história Chapeuzinho Vermelho, a seguir será feita a projeção através de slides do livro “Chapeuzinho Amarelo” e por último será passado o vídeo Red e um trecho do filme Deu a louca na Chapeuzinho. O último passo será o momento da análise dos textos/vídeo (discussão) para perceber se o objetivo inicial foi alcançado.

        Avaliação: participação nas atividades propostas

       Duração: 2 aulas



          Resultados: Despertar práticas de leitura das diferentes versões de “Chapeuzinho Vermelho”.
Deu a Louca na Chapeuzinho


Animação Red
Chapeuzinho Amarelo